Social Selling de alta performance

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Este post sobre Social Selling foi criado e é uma contribuição de Anne Raquel Moura

Numa competição mundial ou olímpica temos a oportunidade de assistir aqueles que, por seus resultados incontestáveis, são considerados os melhores do mundo em suas modalidades. Observamos a perfeição na repetição e no aprimoramento de técnicas.

Quais características comuns poderiam ser atribuídas a eles?

  1. Foco
  2. Disciplina
  3. Repetição
  4. Determinação
  5. Desejo de vencer
  6. Treino, treino, treino

E para que tudo isso? Para estar preparado!

Fazendo um paralelo com equipes de vendas, podemos dizer que a alta performance é a tão desejada Excelência de Vendas, que contém diferentes modelos e processos para o exercício de vendas.

Vamos aqui desenvolver um paralelo com um deles, o Social Selling, uma prática cada vez mais importante que visa a promoção de conexões entre as pessoas, usando as mídias sociais como o LinkedIn e outros, para incremento de relacionamentos e no resultado de vendas.

Uma prática que leva a perfeição!

Vamos explorar. Que tal compararmos com as atribuições dos atletas de alta performance?

Revisemos as 6 características para praticar Social Selling com excelência:

  1. Foco: saber onde quer chegar e trabalhar nesse sentido. Não estamos falando de “adicionar” pessoas, estamos buscando estabelecer conexões que estejam fundadas em áreas de interesse em comum e que conduza ao objetivo. Ouro em vendas é fechar negócio, assinar contratos. Foco!
  2. Disciplina: competência básica de um vendedor, que precisa estar associada a um ritmo e objetivo que precisam ser aplicados diariamente. Quem é o alvo, qual o conteúdo será trabalhado e qual a mensagem que será entregue.
  3. Repetição: necessária para que correções sejam aplicadas, bem como validar os métodos e sua aderência ao negócio. Também é o que possibilita que marcas pessoais sejam destacadas, separando assim, os excelentes.
  4. Determinação: um social seller sabe que tudo não acontecerá em um contato, na execução é preciso aplicar a estratégia, validar os resultados e identificar as grandes oportunidades de conversão. É importante ficar de olhos bem abertos ao movimento nas interações.
  5. Desejo de vencer: Desejo de vender!!
  6. Parece fácil e não tem como escapar. A saída é colocar tudo isso em ordem e fazer muitas e muitas vezes

Estariam o atleta e o social seller prontos?

Acho que é preciso investir em um componente muito importante: TEMPO! Social Selling não dá resultado do dia para a noite.

Tempo pode ser definido como a oportunidade para a realização de alguma coisa.

Em vendas, tem-se a pretensão de buscar os resultados baseados em excelência, mas na prática de Social Selling o tempo investido para o desenvolvimento e para a aplicação de seus conceitos não podem acontecer sob condições imediatistas. Não se trata de banalizar o bom pagador das contas, mas se não houver investimento no tempo, não haverá essa conta corrente de geração de resultados.

O foco no aqui e no agora, com velocidade em cada passo dos processos, pode colocar em risco a efetividade.
Um atleta treina e dedica muito tempo em busca de alta performance, repete centenas, milhares, milhões de vezes para que em horas, ou até mesmo em segundos, atinja o seu máximo para a conquista do seu foco. O Social Selling demanda tempo para funcionar e gerar resultados.

Esse é o grande desafio das empresas e seus gestores quando investem em uma prática inovadora, mas não investem no tempo necessário para que o ciclo de repetição reflita a perfeição esperada para alcançar o objetivo.

4 passos importantes para o treino em Social Selling

  1. Compreender que é necessário investir 30 minutos diariamente para a preparação das atividades sociais.
  2. Ter os recursos para a execução: Conteúdo, sistemas de informação interna, acessos a mídias relacionadas aos clientes, equipes colaborativas, treinamentos e conteúdo.
  3. Acompanhar o avanço do resultado para que seja possível investir na correção e adaptação dos moldes de execução.
  4. Buscar escutar o cliente e entender a sua reação. Lembremos: o cliente é um grande torcedor de um Social Seller.
  5. Buscamos e investimos no aprimoramento de vendas através dos mais variados recursos que se apresentam no mercado, mas acompanho que não investimos no tempo necessário para o amadurecimento e engajamento de nossos atletas para a grande realização de seus resultados.

A boa notícia é que nunca é tarde. Que esse momento olímpico que está findando deixe suas marcas e os exemplos desses grandes atletas de alta performance para nós, Social Sellers.

Paulo Felix

Paulo é sócio e Diretor de Digital Marketing e Vendas na SalesTalent. Atuou como Gerente de vendas e Canais e Especialista em empresas como SAP, TOTVS e Datasul nos últimos 18 anos. Em 2004 estruturou e lançou as operações de Cloud da TOTVS. Também foi professor universitário na FMU, lecionando Gestão Empresarial com ERP. Paulo é MBA pela BBS Business School com extensão em Gestão de Negócios na Universitat Autónoma de Barcelona e Tecnológo em Processos de Produção pela FATEC/SP.