O que treinamento tem a ver com a Islândia?

Imagine um país que tem a população menor que a de Piracicaba ou então um terço da população de Campinas.
Imagine um país que possui apenas 300 jogadores de futebol, onde o técnico da seleção nacional é, ao mesmo tempo, dentista até as 15h00 diariamente.

Agora imagine essa seleção se classificando para a Eurocopa que é, basicamente, uma copa do mundo sem Brasil, Argentina, Uruguai e Chile, mas com pelo menos 5 campeões mundiais na disputa.

Mas aí fica difícil imaginar que ela avança na competição e fica entre as oito melhores do torneio. Ainda mais que para isso tenha desclassificado nada mais, nada menos que a poderosa Inglaterra por 2 x 1 de virada, tendo outras oportunidades para ampliar o placar.

Pois é, isso aconteceu nesta segunda-feira, dia 27 de junho de 2016 com 10% da população do país presente no estádio na França.

E o que todos se perguntam é como um time formado por quase amadores, orientados por um técnico quase amador, chegou tão longe?

O único jeito foi perguntar ao técnico.

Então veio uma resposta tão simples como a própria seleção da Islândia se faz:

– Nós definimos um plano e acreditamos nele como a maioria dos times aqui presentes. Mas o treinamento de ninguém foi como o nosso!

O mais interessante é que há uns 5 anos ouvi uma frase quase idêntica numa palestra do Bernardinho. Não adianta fugir. Treinamento e preparação tem tudo a ver com o sucesso.

O comportamento do time da Islândia foi simples e lógico:

  1. Sei que não sei
  2. Logo, estou pronto para aprender
  3. Identifico as deficiências individuais e aprimoro caso a caso. Treinamento focado e intensivo.
  4. Com os fundamentos individuais equalizados: tática e prática.

Estamos vivendo num país que não aprende. Não aprende com os 7×1, não aprende com o atraso das obras na Copa, não aprenderá com a Olimpíadas e claramente não tem aprendido nas eleições.
Essa é a má notícia.

A boa é que se você entender isso e se comportar como aprendiz, irá se destacar muito neste contexto e as oportunidades são quase infinitas. As pessoas que se dedicam ao treinamento de suas habilidades (e as usam) fatalmente têm mais sucesso.

Vamos fazer parte do grupo de pessoas que não têm vergonha de dizer que não sabem, e por isso estão prontas para aprender qualquer coisa.

Helio Azevedo

Helio Azevedo atua há mais de 20 anos nas áreas de vendas e marketing em empresas de tecnologia. Foi gerente de Marketing do Windows na Microsoft, diretor de vendas e VP de CRM e e-commerce na SAP e palestrante experiente em grande eventos. Atualmente é diretor de conteúdo da SalesTalent Digital, empresa especializada em capacitação de profissionais de vendas de alta performance.