Time de Vendas: você tem um pipeline de vendedores?

Bate-papo, entrevista

Recrutamento para o time de vendas é um dos principais desafios do gestor. Ter sempre gente boa no radar é essencial.

A discussão de toda segunda-feira é o pipeline (funil de vendas) e o forecast (previsão de vendas). É quase um lugar comum, uma religião em vendas. Faz-se o alinhamento semanal e todos partem para a guerra.

Mas o gestor de vendas top precisa se preocupar com outras coisas. Se quando vendedor a preocupação dele era “vender”, como gestor ele precisa garantir que “as pessoas irão vender”. Quanto mais o gestor se envolve no dia-a-dia para fazer “pelo” time e não “com” o time de vendas , mais ele perde a oportunidade de atingir suas metas.

Um dos aspectos principais na gestão de um time de vendas é o que chamo de pipeline de vendedores. Sim, o pipeline de pessoas. É o funil de possíveis contratações, movimentações e promoções que o gestor precisa ter em vista para manter a máquina funcionando.

É melhor evitar as surpresas

Já aconteceu comigo (foi assim que eu aprendi). Você chega para assumir um time de vendas e uma das principais pessoas do time pede demissão. Você não tem um plano B. E agora, José? O que fazer?

Tanto faz a resposta. Pode ser que, como eu, você tenha muita sorte e um pouco de habilidade e consiga reverter a situação. Mas na média não é o que acontece. E aí você se vê numa encruzilhada de operacionalização de vendas.

Você pode até saber as pessoas que pretende disponibilizar ao mercado (politicamente correto) – mas nem sempre tem visibilidade sobre os caras do seu time que estão para pedir demissão. Mesmo gestores habilidosos lidam com a situação de ter pessoas da equipe pedindo demissão por razões A ou B.

O mundo gira, a Lusitana roda e nem sempre a pessoa está demitindo o chefe – ela pode estar indo embora por outras razões.

Nada mais é o do que permanentemente entrevistar pessoas

Minha professora de liderança no MBA dizia que nós precisamos ter uma meta de almoçar (ou tomar café) com uma pessoa nova por semana.

A ideia do pipeline de vendedores é exatamente esta: que o gestor de venda dedique parte pequena do seu tempo semanal para “entrevistar” novos possíveis candidatos ao seu time de vendas.

Não é um processo formal de RH, nada disso. É apenas a formação de listas de contatos qualificados que poderão ser acionados em caso de necessidade de expandir o time de vendas ou substituir algum de seus integrantes, por qualquer razão que seja.

É quase como Marketing Digital

OK, estou forçando um pouco a barra mas dá para aproveitar muitos conceitos do marketing digital. Na velha linha de que o tempo é o ativo mais importante que nós temos, a formação do pipeline de vendedores tem a ver com manter no radar pessoas que possam ser avaliadas para participar do time.

Se você acha que isto é função do RH, ledo engano. As pessoas irão se reportar a você, trabalhar com você, pedir o seu suporte. É bom que você participe ativa e profundamente da escolha.

Um jeito simples de organizar as ideias:

  1. Defina (se você ainda não tiver feito isso) o tipo de profissional ideal que você gostaria de ter no seu time de vendas. Para o que estamos falando aqui, isso tem mais a ver com os soft skills (comportamentos). Quais são as 3 características/comportamentos ideais que você gostaria que todo integrante do seu time tivesse?
  2. Procure identificar onde estão essas pessoas. Não há no Brasil uma tradição muito grande de “confrarias” ou grupos de vendas inter-empresas – mas você conhece seu pedaço. Frequente, explore, converse.
  3. Faça amigos, depois faça negócios. À medida que você conhece novas pessoas, procure identificar nelas as 3 características que você listou e procure estabelecer um relacionamento com essa pessoa. Quem sabe ele não é novo integrante do seu time?

Gestão de vendas é gestão de pessoas

A principal diferença do Vendedor para o Gestor de Vendas é o foco. Se o Vendedor tem que focar nas atividades, cadência e na execução para atingir seus resultados, o Gestor precisa se preocupar em ter as pessoas do seu time preparadas, motivadas e equipadas para a atuação em campo.

O caso é que esta transição de “mind set” frequentemente não é feita e o Gestor de Vendas acaba se tornando um vendedor de luxo. A empresa perde um vendedor top e ganha um gestor medíocre.

Não caia nesta armadilha. Recrute, mentore e forme pessoas de alto nível – e prepare seu sucessor. Se o seu time precisa se preocupar com o pipeline de Vendas, você tem que se preocupar com o seu pipeline de vendedores.

Paulo Felix

Paulo é sócio e Diretor de Digital Marketing e Vendas na SalesTalent. Atuou como Gerente de vendas e Canais e Especialista em empresas como SAP, TOTVS e Datasul nos últimos 18 anos. Em 2004 estruturou e lançou as operações de Cloud da TOTVS. Também foi professor universitário na FMU, lecionando Gestão Empresarial com ERP. Paulo é MBA pela BBS Business School com extensão em Gestão de Negócios na Universitat Autónoma de Barcelona e Tecnológo em Processos de Produção pela FATEC/SP.