5 apps essenciais para produtividade em vendas

5 apps essenciais para produtividade em vendas

Se na década de 80 o Guia Quatro Rodas era o melhor amigo do profissional de vendas, hoje em dia o smartphone é esse companheirão. E nele estão os apps que aceleram a sua produtividade em vendas.

Provavelmente você é como mais de 90% das pessoas e usa um smartphone powered by Android. Mas se a sua plataforma é o Apple iOS, não há problema – todas as nossas ideias estão disponíveis em ambas as plataformas.

O smartphone é o coringa do Vendedor

Hoje em dia a maioria dos smartphones conta com câmeras de boa ou ótima qualidade – o que é excelente tanto para fotos quanto para vídeos. Aliás, esta é uma feature bem pouco usada: você já pensou em captar com o seu próprio celular o testemunho de um cliente satisfeito na hora em que ele está satisfeito? Pois é, você devia pensar nisso.

A grande questão a qual você precisa estar atento é administrar o conteúdo armazenado, ou seja, cuidar para que tudo esteja “backupeado” na nuvem. Assim, se você perder o smartphone ou se precisar (quiser) trocá-lo, basta colocar suas credenciais no novo aparelho e… “voilá”: tudo é pré-carregado sem maiores dificuldades.

Pensando em apps que ajudam a ganhar produtividade em vendas, selecionamos 7 apps essenciais, que você deve usar no dia-a-dia para ser mais produtivo. Vamos à lista:

1.      LinkedIn

O LinkedIn é a maior rede social profissional do mundo, com 433 milhões de usuários em todo o mundo[1]. Certamente é um dos melhores lugares para você obter informações bastante úteis sobre as pessoas que você vai visitar e ainda não conhece.

O aplicativo móvel do LinkedIn traz as principais funcionalidades do site para o smartphone de um jeito bastante familiar e bem simples de usar. Você ganha muita produtividade em vendas e relacionamentos quando sincroniza o seu catálogo de contatos do smartphone com a sua rede de contatos no LinkedIn. Você também pode aproveitar para disparar convites para os contatos que não estão na sua rede, entre outras facilidades.

Se você gosta de ler (e a plataforma Pulse do LinkedIn tem realmente muito conteúdo útil), você pode gostar de baixar o Pulse, que é o aplicativo para ter acesso às publicações que são feitas no LinkedIn.

2.      Camcard

O cartão de visitas morreu. Assim como o cinema, a TV, o rádio, o vinil, o jornal e tantas outras coisas que foram substituídas pela tecnologia digital, certo? Errado!

O cartão de visitas é e continua sendo uma das principais cortesias ao se conhecer uma nova pessoa e deixar uma marca pessoal. Mas, assim como as mídias que eu mencionei acima, o cartão de visitas tem passado por uma verdadeira transformação nos últimos anos.

O problema que permanece é aquele próprio de conteúdo em papel e em vídeo: localizar uma informação. Aí você se lembra que na sua conta do Gmail, do Outlook.com ou mesmo do iCloud você pode cadastrar todos os seus contatos de forma simples e rápida.

É aí que entra o CamCard: usando a câmera do celular ele “escaneia” o conteúdo do cartão de visitas e, com bom nível de acuracidade, identifica, via tecnologia OCR[2], os dados que estão no cartão: nome, telefone, endereço, e-mail e outros dados. Acelera demais a sua produtividade em vendas ter os seus contatos de forma fácil e a uma busca de distância.

O CamCard entende a língua portuguesa e todas as nossas peculiaridades (acentuação, formato do endereço, etc.). Se o cartão for minimamente bem impresso, você conseguirá digitaliza-lo com relativa facilidade.

Agora a parte mais bacana – e que você precisa fazer para extrair o máximo do app: salvar os contatos direto no seu catálogo online, seja do Gmail, do Outlook.com ou outro que esteja configurado no seu celular. Assim o contato fica automaticamente disponível não apenas no seu smartphone – mas também no seu computador, tablet, smartwatch e outros gadgets que venham a inventar nos próximos dias.

3.      Tinyscan

Último dia do trimestre, são 9 da noite e você acabou de sair do cliente com a proposta assinada. Terminou? Não – apenas começou. Você está em São Paulo, está chovendo e é véspera de feriado, ou seja, vai demorar umas 3 horas até conseguir chegar no escritório.

Desespero? Não para quem tem o Tinyscan. O Tinyscan transforma o seu smartphone em um scanner de alta qualidade e sob medida para estas situações onde você precisa passar um conteúdo para alguém de forma bem simples e rápida.

Você poderia perguntar: mas tenho a câmera do celular, para que preciso deste app? A resposta é bem simples: o app da câmera usa o mesmo hardware (a câmera do smartphone) – mas com o propósito de tirar fotos. Isto quer dizer que ela “regula” o hardware para captar imagens, não textos. Se você entende de fotografia, sabe do que estou falando.

O Tinyscan ajusta a câmera do seu celular para capturar o que importa em um documento: texto (em especial a assinatura do seu cliente na página 15… rs). Você pode, inclusive, abrir mão de toda a beleza das cores e digitalizar o documento em tons de cinza ou preto-e-branco, o que torna seu arquivo menor e mais rápido de enviar pelo email do celular.

4.      Feedly

Se tem uma coisa importante para um Vendedor 4.0 é estar bem informado. O Feedly é um app derivado do site de mesmo nome – o Feedly.com. Explicando de um jeito bem simples, ele é um agregador de conteúdo que você pode usar para colocar em uma tela só (e em um app só, no caso do celular) todas as aquelas fontes de informação que você consulta.

O princípio do Feedly é bem simples: você coloca o endereço do site de onde você quer capturar as notícias (do blog da SalesTalent Digital ou do site exame.com, por exemplo) e o Feedly se encarrega de buscar as novidades e mostrar para você na ordem em que desejar. Você lê aquilo que te interessar – mas o mais importante é que você passa a conseguir ver tudo em uma tela só.

Se você já estudou um pouco sobre Social Selling, sabe que um dos seus princípios é ajudar a educar o cliente – e uma das formas de fazer isto é compartilhar conteúdo interessante e relevante. Pedido atendido: o Feedly te ajuda a compilar, identificar e enviar aquilo que importa.

5.      OneNote

Não vou mentir para você: sou adepto do caderninho. Pessoalmente acho um pouco demais pagar mais de R$ 100 por um Moleskine – mas tenho minha versão tupiniquim do velho e bom bloquinho de notas que não sai da minha mochila e da minha carteira.

Mas ele não resolve tudo. Se o caderninho ajuda em notas rápidas, para algumas coisas mais complexas ele definitivamente não é a melhor solução. Produtividade em vendas tem a ver com registrar suas anotações e conseguir recuperá-las de forma fácil e rápida.

O OneNote, da Microsoft, cumpre muito bem o papel de “Moleskine digital”. Ele permite anotações à mão livre, digitadas, gravações de voz, fotos e tudo isto junto e misturado. A parte mais legal é o preço: você usa tudo isto de graça com a sua conta do Outlook.com, inclusive sincronizando o conteúdo com seus outros dispositivos.

O OneNote é organizado de um jeito que lembra o mundo “real”: cadernos, seções e páginas. Lembra do seu caderno de 10 matérias do colégio? Se organiza mais ou menos deste jeito e você já tem um excelente ponto de partida.

Já pensou em tomar uma nota em viva-voz do “debriefing” daquela reunião com o seu chefe? Faça lá. Viu uma placa ou alguma coisa digna de registro na sua visita ao cliente da manhã? Tire uma foto e deixe lá. Viu um link no Feedly para o qual você queira fazer alguma anotação, registro ou texto? Marque lá.

Final do dia, o OneNote é o seu caderno digital. Use, abuse e não deixe mais nada esquecido!

Produtividade em Vendas tem a ver com ferramentas

Um profissional de vendas top sai para o trabalho treinado, equipado e motivado. Motivação é com você, as dicas de alguns “equipamentos” virtuais estão aqui e treinamento é comigo e com a SalesTalent Digital.

Equipe seu smartphone e use melhor o seu recurso mais valioso: o tempo!

BOAS VENDAS!

[1] Fonte: www.linkedin.com/company/linkedin em jul/2016

[2] OCR: Optical Character Recognition (inglês) ou Reconhecimento ótico de caracteres

Paulo Felix

Paulo é sócio e Diretor de Digital Marketing e Vendas na SalesTalent. Atuou como Gerente de vendas e Canais e Especialista em empresas como SAP, TOTVS e Datasul nos últimos 18 anos. Em 2004 estruturou e lançou as operações de Cloud da TOTVS. Também foi professor universitário na FMU, lecionando Gestão Empresarial com ERP. Paulo é MBA pela BBS Business School com extensão em Gestão de Negócios na Universitat Autónoma de Barcelona e Tecnológo em Processos de Produção pela FATEC/SP.