Por que os CRMs não funcionam?

A grande maioria das empresas que têm o CRM implantado não estão satisfeitas com o resultado ou subutilizam a ferramenta.
Pior para os fabricantes que estão no topo, pois se não vou implantar direito mesmo, é melhor que seja uma solução mais barata.
Vou aqui compartilhar com você o que normalmente encontramos em nossos clientes.

CRM é muito mais que a ferramenta

Os projetos de implantação de CRM são, na verdade, projetos de change management. Ou seja, é necessária a mudança de comportamento dos profissionais e principalmente dos gestores, que normalmente são excluídos da responsabilidade de fazer funcionar.
Os processos de mudança, sejam para emagrecer ou parar de fumar, presumem 5 etapas que são: negação, consciência, decisão, ação e hábito.
Enquanto não se tornar um hábito na equipe de vendas, só vai parecer que algo realmente mudou.
Pergunte a um personal trainner, endocrinologista ou nutricionista se é diferente disso.

Mas os caras não preenchem direito

A diferença do Customer Journey que já comentei em outro artigo, é que o cliente chega muito mais preparado para comprar e que quase 60% do processo de compra ocorre sem contato com alguém de vendas.
Isso pode ser bom porque o cliente fornece seus dados diretamente no início do ciclo tornando a informação mais confiável.
Quando dependemos 100% dos inputs do profissional de vendas no sistema é que a coisa pega. Na maioria das vezes o vendedor acaba funcionando como um firewall entre a empresa e o cliente, tornando o CRM não confiável tanto na previsibilidade de vendas como em dados qualitativos para a geração de campanhas.
E como faço com que eles preencham corretamente?
1. Torne muito simples a entrada de informações.
Qualquer dificuldade um complicação serve de desculpa plausível para justificar o não preenchimento.
2. Precisa ser bom para o vendedor.
Se for bom para a empresa eles o fazem por obrigação, ou seja, quase para inglês ver. É preciso deixar claro que a vida dele vai ser melhor com o CRM. Simplificar aqui é a chave.
3. Use o CRM como única ferramenta de gestão.
As famosas planilhas paralelas precisam desaparecer. Implemente a cultura de que se não estiver no CRM, não existe.
4. Se o único caminho for o CRM, melhor.
Algumas empresas só permitem a emissão de propostas ou contratos via CRM. Então o vendedor precisar ter tudo organizado durante o processo de vendas para poder concluir o negócio. Quando isso não acontece, o gargalo acaba ficando no financeiro ou operações.

As ferramentas e as metodologias foram inventadas por gringos para gringos

O que voce acha que acontece quando você pede para um americano ou alemão para preencher os 40 campos para entrar com uma oportunidade?
Eles simplesmente fazem.
E os latinos?
Encontram maneiras de pular ou ignorar etapas. Se não for obrigatório não preenche. Se for, preenche com qualquer coisa que o sistema aceite.
É a mesma coisa com as metodologias de vendas.
Se tentarmos implementar exatamente como vem de fora, estamos no caminho do fracasso da implantação. Isso porque os latinos não serão tão disciplinados e sempre irão questionar cada campo, cada etapa, cada tela.
Por isso é fundamental que adaptações, tropicalizações sejam consideradas sempre. Tem que ser simples, objetivo e fácil de usar.

A boa e velha tríade

Se TECNOLOGIA, PROCESSOS e PESSOAS não estiverem devidamente equalizados, pode apostar querida um tripé com uma das pernas mais curta.
Implementar CRM sem revisar detalhadamente o processo de vendas ou treinar consistentemente a equipe não vai resolver (mais de 80% dos casos já implementados).
Claro que é muito mais conveniente colocar a “culpa” no software, assim ninguém é responsabilizado.
Investir em CRM sem reservar orçamento para redesenho dos processos e treinamento é quase a fórmula perfeita para ter que investir novamente. Isto é, vai sair muito mais caro.
Sem contar os intangíveis de credibilidade, falta de produtividade da equipe e o pior deles: passar a acreditar que esse negócio de CRM não funciona.

Minha resposta normalmente é simples:
– O seu não funciona. Mas essa mesma tecnologia está rodando redonda em muitos lugares. Se serve de consolo, você ainda faz parte da maioria.

infradigital

Este post foi escrito por um convidado da SalesTalent.